quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Quarta-feira, 17 de setembro de 2014.
Gostei da atividade desta semana. Uso muito estes tipos de jogos com meus alunos, mas alguns
dos que foram propostos na atividade de hoje, eu não conhecia. Gostei bastante do jogo da cerca também, além do jogo do labirinto, que foi sobre o que escrevi em meu pbworks. Tenho alguma dificuldade em jogar estes jogos, mas os próprios alunos me auxiliam. Eles acham o máximo ensinar a professora.
Gosto de usar este tipo de atividade com meus alunos porque é uma maneira divertida de exercitar a concentração, a atenção e o raciocínio e tudo que feito de maneira prazerosa é mais significativo.
Escrever a estratégia utilizada no jogo não foi muito complicado, embora seja difícil explicar o fato de a bolinha não andar somente o trecho do caminho que quero. Acredito que tenha ficado claro na minha postagem no pbworks.
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Quarta-feira, 10 de setembro de 2014.
Penso que estou fazendo progressos significativos. Tenho conseguido realizar as atividades sem maiores dificuldades. Tenho apenas ainda uma aula em atraso para postar, mas não foi por dificuldade e sim por falta de tempo. Prefiro fazer as atividades no dia e hora combinados, porque depois é complicado, tantas são as atividades que me envolvem durante o dia. Mas vou realizá-la logo.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Dia 03 de setembro de 2014.
Questão 1.
Com certeza os objetos educacionais explorados nesta aula auxiliariam os meus alunos em suas aprendizagens. A ludicidade é sempre uma ótima opção para introduzir conceitos. Gosto de deixa-los explorar o objeto e depois que já o dominam, começo a conceituar o que estavam fazendo. Eles percebem a minha intencionalidade e parece-me que torna muito mais interessante o processo de aprender. A máquina de café é muito interessante porque usa vários atributos ao mesmo tempo: leitura, troca de moedas, composição e decomposição de valores. O jogo de memória é sempre gostoso de jogar em duplas e provoca discussões interessantes porque eles não admitem que o colega erre. A exploração das réguas de frações é muito usado por mim com as réguas concretas, pois as temos na escola. Este recurso virtual seria de grande utilidade para que os alunos pudessem manuseá-los em casa.
Questão 2.
Me parece que a diferença principal é o retorno do que é feito. A máquina não discute comigo o que faço ou escrevo. Com as colegas é mais interessante porque trocamos ideias, mudamos conceitos, crescemos.
Questão 3.
Me senti muito a vontade. Utilizamos os UCAs em minha escola e o uso destes objetos educacionais é uma constante em minha sala de aula. E tenho aprendido muito com os meus alunos neste sentido.
Questão 4.
Já respondi na questão anterior, acredito. Mas é importante dizer que uso estes objetos em todas as áreas do conhecimento.
Questão 1.
Com certeza os objetos educacionais explorados nesta aula auxiliariam os meus alunos em suas aprendizagens. A ludicidade é sempre uma ótima opção para introduzir conceitos. Gosto de deixa-los explorar o objeto e depois que já o dominam, começo a conceituar o que estavam fazendo. Eles percebem a minha intencionalidade e parece-me que torna muito mais interessante o processo de aprender. A máquina de café é muito interessante porque usa vários atributos ao mesmo tempo: leitura, troca de moedas, composição e decomposição de valores. O jogo de memória é sempre gostoso de jogar em duplas e provoca discussões interessantes porque eles não admitem que o colega erre. A exploração das réguas de frações é muito usado por mim com as réguas concretas, pois as temos na escola. Este recurso virtual seria de grande utilidade para que os alunos pudessem manuseá-los em casa.
Questão 2.
Me parece que a diferença principal é o retorno do que é feito. A máquina não discute comigo o que faço ou escrevo. Com as colegas é mais interessante porque trocamos ideias, mudamos conceitos, crescemos.
Questão 3.
Me senti muito a vontade. Utilizamos os UCAs em minha escola e o uso destes objetos educacionais é uma constante em minha sala de aula. E tenho aprendido muito com os meus alunos neste sentido.
Questão 4.
Já respondi na questão anterior, acredito. Mas é importante dizer que uso estes objetos em todas as áreas do conhecimento.
Assinar:
Postagens (Atom)