segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Dia 20 de outubro de 2014 - 10º ENCONTRO
Percebo valiosas e importantes mudanças na minha relação com a informática depois que começamos a cursar esta disciplina. Como já escrevi antes, sempre fui "mexedora", mas utlimamente tenho usado recursos bem interessantes com conhecimento de causa. É verdade que o uso dos UCAs na escola também me forçou a buscar mais informações, a disciplina tem me ajudado bastante. Tenho utilizado ferramentas aprendidas nas aulas como criação de blog, uso dos e-mails para atividades e as fotos inclusive. Estou finalizando com meus alunos um foto-livro criado totalmente por eles. Muito legal!
domingo, 5 de outubro de 2014
Dia 1º de outubro de 2014 - 9º ENCONTRO
A atividade deste 9º encontro me remeteu às aulas de construção das formas geométricas espaciais, com meus alunos. É bem interessante quando eles percebem que algumas destas figuras que estavam pintando, recortando e montando eram parecidas com as outras que já havíamos desenhado e pintado no cadernos, mas que tinham "alguma coisa de diferente". Alguns verbalizavam: "agora dá pra ver o lado de trás, né profe????"
A atividade deste 9º encontro me remeteu às aulas de construção das formas geométricas espaciais, com meus alunos. É bem interessante quando eles percebem que algumas destas figuras que estavam pintando, recortando e montando eram parecidas com as outras que já havíamos desenhado e pintado no cadernos, mas que tinham "alguma coisa de diferente". Alguns verbalizavam: "agora dá pra ver o lado de trás, né profe????"
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Quarta-feira, 17 de setembro de 2014.
Gostei da atividade desta semana. Uso muito estes tipos de jogos com meus alunos, mas alguns
dos que foram propostos na atividade de hoje, eu não conhecia. Gostei bastante do jogo da cerca também, além do jogo do labirinto, que foi sobre o que escrevi em meu pbworks. Tenho alguma dificuldade em jogar estes jogos, mas os próprios alunos me auxiliam. Eles acham o máximo ensinar a professora.
Gosto de usar este tipo de atividade com meus alunos porque é uma maneira divertida de exercitar a concentração, a atenção e o raciocínio e tudo que feito de maneira prazerosa é mais significativo.
Escrever a estratégia utilizada no jogo não foi muito complicado, embora seja difícil explicar o fato de a bolinha não andar somente o trecho do caminho que quero. Acredito que tenha ficado claro na minha postagem no pbworks.
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Quarta-feira, 10 de setembro de 2014.
Penso que estou fazendo progressos significativos. Tenho conseguido realizar as atividades sem maiores dificuldades. Tenho apenas ainda uma aula em atraso para postar, mas não foi por dificuldade e sim por falta de tempo. Prefiro fazer as atividades no dia e hora combinados, porque depois é complicado, tantas são as atividades que me envolvem durante o dia. Mas vou realizá-la logo.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Dia 03 de setembro de 2014.
Questão 1.
Com certeza os objetos educacionais explorados nesta aula auxiliariam os meus alunos em suas aprendizagens. A ludicidade é sempre uma ótima opção para introduzir conceitos. Gosto de deixa-los explorar o objeto e depois que já o dominam, começo a conceituar o que estavam fazendo. Eles percebem a minha intencionalidade e parece-me que torna muito mais interessante o processo de aprender. A máquina de café é muito interessante porque usa vários atributos ao mesmo tempo: leitura, troca de moedas, composição e decomposição de valores. O jogo de memória é sempre gostoso de jogar em duplas e provoca discussões interessantes porque eles não admitem que o colega erre. A exploração das réguas de frações é muito usado por mim com as réguas concretas, pois as temos na escola. Este recurso virtual seria de grande utilidade para que os alunos pudessem manuseá-los em casa.
Questão 2.
Me parece que a diferença principal é o retorno do que é feito. A máquina não discute comigo o que faço ou escrevo. Com as colegas é mais interessante porque trocamos ideias, mudamos conceitos, crescemos.
Questão 3.
Me senti muito a vontade. Utilizamos os UCAs em minha escola e o uso destes objetos educacionais é uma constante em minha sala de aula. E tenho aprendido muito com os meus alunos neste sentido.
Questão 4.
Já respondi na questão anterior, acredito. Mas é importante dizer que uso estes objetos em todas as áreas do conhecimento.
Questão 1.
Com certeza os objetos educacionais explorados nesta aula auxiliariam os meus alunos em suas aprendizagens. A ludicidade é sempre uma ótima opção para introduzir conceitos. Gosto de deixa-los explorar o objeto e depois que já o dominam, começo a conceituar o que estavam fazendo. Eles percebem a minha intencionalidade e parece-me que torna muito mais interessante o processo de aprender. A máquina de café é muito interessante porque usa vários atributos ao mesmo tempo: leitura, troca de moedas, composição e decomposição de valores. O jogo de memória é sempre gostoso de jogar em duplas e provoca discussões interessantes porque eles não admitem que o colega erre. A exploração das réguas de frações é muito usado por mim com as réguas concretas, pois as temos na escola. Este recurso virtual seria de grande utilidade para que os alunos pudessem manuseá-los em casa.
Questão 2.
Me parece que a diferença principal é o retorno do que é feito. A máquina não discute comigo o que faço ou escrevo. Com as colegas é mais interessante porque trocamos ideias, mudamos conceitos, crescemos.
Questão 3.
Me senti muito a vontade. Utilizamos os UCAs em minha escola e o uso destes objetos educacionais é uma constante em minha sala de aula. E tenho aprendido muito com os meus alunos neste sentido.
Questão 4.
Já respondi na questão anterior, acredito. Mas é importante dizer que uso estes objetos em todas as áreas do conhecimento.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Início da caminhada... Me considero uma "mexedora" de computador. A necessidade me fez usuária desta ferramenta e acredito que me saio muito bem. Pelo menos consigo fazer tudo que preciso com certa facilidade, tentando, errando, voltando, perguntando, pedindo ajuda aos universitários que trabalham comigo (e são uns fofos!!), mas chegando ao objetivo. Ás vezes, bem rapidinho. Ás vezes, nem tanto. Nas outras disciplinas que já cursamos onde a informática era o foco, aprendi muitas coisas legais, mas como não as usei na minha prática diária, cairam no esquecimento. Planilhas eletrônicas é um exemplo. Não lembro mais como fazer. Talvez se precisar e ficar um tempo lá vasculhando, consiga criar algumas!
Assinar:
Postagens (Atom)