Dia 03 de setembro de 2014.
Questão 1.
Com certeza os objetos educacionais explorados nesta aula auxiliariam os meus alunos em suas aprendizagens. A ludicidade é sempre uma ótima opção para introduzir conceitos. Gosto de deixa-los explorar o objeto e depois que já o dominam, começo a conceituar o que estavam fazendo. Eles percebem a minha intencionalidade e parece-me que torna muito mais interessante o processo de aprender. A máquina de café é muito interessante porque usa vários atributos ao mesmo tempo: leitura, troca de moedas, composição e decomposição de valores. O jogo de memória é sempre gostoso de jogar em duplas e provoca discussões interessantes porque eles não admitem que o colega erre. A exploração das réguas de frações é muito usado por mim com as réguas concretas, pois as temos na escola. Este recurso virtual seria de grande utilidade para que os alunos pudessem manuseá-los em casa.
Questão 2.
Me parece que a diferença principal é o retorno do que é feito. A máquina não discute comigo o que faço ou escrevo. Com as colegas é mais interessante porque trocamos ideias, mudamos conceitos, crescemos.
Questão 3.
Me senti muito a vontade. Utilizamos os UCAs em minha escola e o uso destes objetos educacionais é uma constante em minha sala de aula. E tenho aprendido muito com os meus alunos neste sentido.
Questão 4.
Já respondi na questão anterior, acredito. Mas é importante dizer que uso estes objetos em todas as áreas do conhecimento.
é isso aí ;) bjão Fabi
ResponderExcluir